Arranjo Produtivo Sustentável

 

 

O Arranjo Produtivo é um a estratégia de fortalecimento econômico em torno de frutos nativos da Mata Atlântica, por meio da união de produtores locais em núcleos de processamento e comercialização dos frutos.

 

PROPÓSITO E PRINCÍPIOS

Diversificar cultivos, gerar renda e recuperar o meio ambiente é o objetivo do Arranjo Produtivo, que visa atingir mercados e permitir a oferta em escala de alimentos que conservam a natureza.

 

COMO FUNCIONA

Produtores familiares dos municípios da Serra do Mar Paulista recebem capacitações e consultoria em suas propriedades e atuam como parceiros no Arranjo Produtivo. Os frutos seguem para câmeras frias e núcleos de processamento da polpa para só então serem comercializados pelo Empório Mata Atlântica.

 

QUEM PARTICIPA

Agricultores familiares da região da Serra do Mar e parceiros locais.

 

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS

O Arranjo Produtivo já envolve 80 produtores do fruto, com a perspectiva de prospecção e ampliação a novos mercados, introduzindo a polpa e o fruto congelado do cambuci em segmentos diferenciados. A produção anual do cambuci já chega a 400 toneladas, e isso impacta positivamente na geração de renda e preservação da floresta.  

 

rodape_arranjoprodutivo

2 Responses to Arranjo Produtivo Sustentável

  1. Bom dia, gostaria de saber se existem produtores de Salesópolis que fazem parte do arranjo produtivo sustentável. E se existe algum material falando mais sobre essa estratégia de fortalecimento econômico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *