Primavera, época de flores e alimentos orgânicos da estação

Mal a primavera começa, no dia 23 de setembro, e os paulistanos começam a prestar atenção às flores de suas árvores mais estimadas, como os jacarandás, ipês, sibipirunas e tipuanas. E a nova estação é mais uma oportunidade para percebermos os ciclos da natureza, pois além da beleza das flores, faz lembrar o calendário da época de frutas e hortaliças que só ocorrem nestes meses.

A Banca Orgânica, empreendimento do Instituto Auá de apoio à agricultura familiar orgânica, promove o despertar da consciência para os alimentos da estação, conforme facilita a distribuição de itens de uma agricultura baseada no ritmo da natureza e não no uso de insumos que atendam a demanda imediata do mercado consumidor.

São variedades de alface, batatas, abóboras, laranjas, entre mais de 40 itens que podem compor as cestas semanais, respeitando sua época natural de colheita. Aliás, todo alimento da estação é mais barato, mais saboroso e, principalmente, muito mais rico em nutrientes, pois seguiu seu sistema natural de crescimento.

Vamos conhecer então algumas espécies típicas da primavera e ficar atentos na hora da compra e do preparo dos alimentos: abobrinha, agrião, alface, batata inglesa, beterraba, brócolis, cenoura, cebola, couve, espinafre, repolho e morango.

Até o final de novembro são estes os alimentos que mais devemos consumir, o que irá mudar com a entrada do verão em dezembro, quando o clima favorecerá a colheita de frutas e novas hortaliças.

primavera

Para conhecer a Banca Orgânica acesse: https://www.facebook.com/bancaorganica

Comente