Há muitas ideias falsas e conceitos verdadeiros que envolvem o assunto da alimentação orgânica versus alimentação convencional. Entenda aqui os principais mitos e verdades deste tema.

Diferentes fatores influem no valor dos orgânicos, como o pagamento para obter a certificação (que não é exigida no caso de alimentos convencionais, que utilizam agrotóxicos), o preço dos insumos para um solo de qualidade e a presença de atravessadores, como os grandes mercados, que obtêm cerca de 75% do valor final dos alimentos. Assim, se a compra for direta e local, é possível obter preços justos e viáveis para o consumidor final.

A ideia de que produtos orgânicos são feios e de tamanho reduzido é falsa, pois possuem formatos ou variações de cores mais diversificados. Produtos convencionais costumam ficar grandes e atraentes à custa de agrotóxicos, o que não se relaciona ao seu valor nutricional.

Sim, orgânicos são mais saudáveis que convencionais pois estão livres de substâncias tóxicas, que podem causar doenças, além de serem mais nutritivos. Hoje já há comprovações científicas de que agrotóxicos como o glifosato tem estreita relação com casos de câncer. Orgânicos nascem de solos ricos e balanceados. Além disso, o aproveitamento dos alimentos orgânicos pode ser completo: folhas, flores, talos, sementes, evitando-se o desperdício.

A escala de produção orgânica pode ser tão ampla quanto a convencional, devendo-se obter a certificação após a substituição do insumo químico pelos meios naturais de produção. Já na agroecologia, como os cultivos incluem grande diversidade vegetal consorciadas, as áreas costumam ser menores e torna-se mais difícil produzir em escala.

Como o cultivo de vegetais orgânicos respeita a época de cada variedade, nem sempre é possível achar todos os itens durante o ano todo. Aliás, uma das características principais desta produção é evitar situações artificiais para forçar a produção fora das estações apropriadas. Mas a base do trabalho é a preservação dos recursos naturais e o solo se mantém fértil e produtivo o ano todo.

08-Mitos e Verdades