Inauguração em São Roque é marco de conquistas do movimento orgânico em São Paulo.

O dia 22 de outubro marcou uma importante vitória para o movimento orgânico do Estado de São Paulo, que há décadas luta pelo desenvolvimento da pesquisa e da formação aplicadas à transição agroecológica. Foi inaugurado o novo auditório da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Agricultura Ecológica (UPDAE), em São Roque, que é também um fator simbólico como primeira ação concreta da Frente Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia de São Paulo, da qual o Instituto Auá faz parte.

“A inauguração mostra a importância das propostas saírem do papel para promover as práticas agrícolas sustentáveis, e marca a luta da frente por políticas públicas que reconhecem o papel da agricultura orgânica”, diz a deputada estadual, Ana do Carmo, que coordena a Frente Parlamentar, com 53 deputados e 49 instituições da sociedade civil.

O evento teve a presença de vários representantes do movimento orgânico e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com debate sobre os temas de interesse da agricultura orgânica, além da realização da reunião da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica.

Segundo Márcio Stanziani, secretário-executivo da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), será possível dialogar com o secretário sobre as principais questões do setor hoje, como a importância dos mecanismos de incentivo para apoiar a produção e o consumo de produtos orgânicos e, principalmente, a construção do marco legal do Estado.

Para o deputado Aldo Demarchi, que também coordena a Frente Parlamentar, o marco legal trará diretrizes para o assunto, com metas mais claras para aplicação de recursos, e há expectativa de criação da nova política nesta legislatura.

A UPDAE de São Roque tem papel histórico no estudo dos cultivos orgânicos em todo o Estado, com pesquisas pioneiras como o desenvolvimento do biofertilizante denominado Bokashi ou na avaliação de cultivares de tomates resistentes a doenças, além de capacitar técnicos para disseminação de tecnologias para os mais de 150 mil agricultores familiares do Estado. Possui 44 hectares e responde pela agricultura orgânica em todo o Estado, apesar de estar na área de abrangência de 77 municípios do Cinturão Verde de São Paulo.

Comente