Escola infantil torna-se associada da Banca Orgânica e influencia comunidade de Alphaville

A escola de ensino infantil Arapoti, em Alphaville, São Paulo, parte do princípio de que as crianças aprendem pela vivência concreta e pela experiência da brincadeira. Assim, muitas descobertas são feitas ao ar livre, na horta e na cozinha, quando os pequenos aprendem a plantar, colher e lavar os alimentos.

E o aprendizado sobre alimentação saudável foi ampliado em 2015, quando a mãe de um dos alunos sugeriu à diretora da escola montar um coletivo de consumo da Banca Orgânica, complementando os itens naturais que eram colhidos na horta. “Achei que a proposta da Banca tinha tudo a ver com a escola e seria uma forma de sensibilizar também os pais para os alimentos orgânicos”, conta Tammy, que possibilitou a parceria. Hoje o coletivo Arapoti já possui mais de 15 membros no total.

De fato, as famílias vêm se envolvendo com a entrega das cestas e notando o quanto as próprias crianças valorizam a chegada dos alimentos. Hortaliças e frutas da Banca Orgância passaram a fazer parte das refeições da escola e a parceria vem se ampliando: a proposta é abrir cada vez mais o coletivo para a comunidade local e realizar workshops e formações sobre a agricultura orgânica ali!

Para a diretora da escola, Denise Toledo Martins, a proposta da Banca Orgânica faz parte de um projeto maior da escola, de educar para um mundo mais sustentável, saudável e natural.

 

 

Comente