Brocolis_Cesta_04 - 3

Consumo responsável é a melhor forma de fazer escolhas de consumo não só para si mesmo mas para as relações sociais, a economia e a natureza. Significa levar em conta os produtos, mas também seu impacto no meio ambiente, na saúde e nas relações de trabalho.

E vai além: ser um consumidor consciente é assumir seu papel na divulgação dessa prática, incentivando novos consumidores, valorizando iniciativas de responsabilidade socioambiental e dando preferência a marcas com ações reais de sustentabilidade. Ou seja, é uma prática permanente de cidadania!

Apesar de seu movimento crescente, o consumo responsável ainda compreende uma parcela pequena da população e, segundo pesquisa do Instituto Akatu, 3 em cada 10 brasileiros demonstram aderir a este tipo de consumo, movidos mais por valores pessoais e fatores emocionais do que por um entendimento racional. Já uma pesquisa da faculdade de Geografia da USP mostra que as e principais motivações para o consumo de alimentos orgânicos, por exemplo, são o ativismo ecológico, a busca por um novo estilo de vida e o sabor e qualidade dos alimentos para a culinária.

Você é um consumidor
responsável?

Está mudando de atitude
de consumo?

Que tal se fazer estas
perguntas e testar seu
nível de consciência?


O que é preciso levar em conta para apoiar o que é correto?

Busque avaliar o impacto do produto no meio ambiente, na saúde e na sociedade, o que significa entender todo seu ciclo de vida: da extração ou produção, passando pela geração de resíduos no seu processamento, até as relações éticas de trabalho.

Ser um consumidor consciente se resume ao ato de compra?

Mais do que comprar, ser consciente significa promover produtos corretos, que envolvem relações éticas e cuidado ambiental. Este tipo de atitude é praticada no dia a dia, por meio de gestos simples que envolvem o ato de compra mas também o cuidado com o uso, o descarte, e a seleção de marcas a serem apoiadas.

Estimulo novas relações de produção e consumo por meio de minha atitude?

Sim, ao consumir produtos orgânicos, saudáveis ou sustentáveis você está beneficiando a si mesmo e sua saúde mas também o meio ambiente e, principalmente, promovendo práticas éticas nas relações produtivas e sociais.

Como identifico se estou apoiando uma empresa ou produtor sério?

Prefira sempre os pontos de venda ou os grupo de consumo associados a produtores e organizações historicamente comprometidos com a produção saudável e sustentável. Assim, vale ficar atento ao local onde você compra, por exemplo, os alimentos orgânicos, sua certificação e tipo de fiscalização.

Qual a importância de conhecer a origem dos produtos?

Estar bem informado e saber de onde vêm os produtos que você consome permite tomar decisões corretas. Para identificar produtos sustentáveis, deve-se buscar sua “rastreabilidade”, ou seja, sua origem e o percurso que realizou ao longo da cadeia produtiva até o consumidor final, de preferência sem intermediários. Diferentes certificações permitem comprovar esta seriedade.

Saiba mais sobre consumo responsável

Akatu_logo
edukatu
logo-organicsnet
logo_idec1
logokairos
MMA_Logo
02-Consumo Responsavel