Banca Orgânica recebe lideranças do HSBC e apresenta realidade da produção orgânica na Mantiqueira

O ambiente do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, com suas produções regionais e aptidões para uma agricultura sustentável, foi o cenário escolhido pelo Programa de Desenvolvimento de Gerações Futuras do HSBC para vivências com lideranças do mundo todo. A Banca Orgânica, do Instituto Auá, foi considerada um case de empreendimento inovador e na última semana recebeu o público do programa do HSBC em uma série de atividades em Santo Antônio do Pinhal (SP), na Mantiqueira, onde vem atuando com o fortalecimento da produção orgânica.

Por uma semana, CEOs do HSBC de países como Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Emirados Árabes, Índia, Singapura, México, China e Havaí, foram anfitriados pela equipe da Banca Orgânica, podendo conhecer diferentes situações da produção orgânica local, bem como seus desafios e potencialidades. O programa é uma iniciativa interna do banco que visa justamente a preparação de futuros líderes por meio de estudos de caso de empreendimentos de sustentabilidade em diferentes culturas.

“Esse contanto foi muito enriquecedor, apontando que estamos no caminho certo e inovador como empreendimento. Auxiliou ainda a identificar prioridades para 2016, pois os executivos desenvolveram um trabalho com ideias e ferramentas para a qualificação da gestão da Banca Orgânica, a exemplo de planilhas voltadas à manipulação da base de dados do nosso empreendimento”, conta Vinicius Santos Rocha, gestor da Banca Orgânica.

Além de apresentar toda a iniciativa de formação de coletivos de consumo e de apoio à produção familiar orgânica, a equipe também guiou os líderes em visitas a produtores da região e os levou a participar do I Encontro de Produtores de Santo Antônio do Pinhal, onde puderam conversar com o prefeito, com o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, técnicos da CATI, associações de produtores e com os próprios associados da Banca, numa troca aprofundada de experiências concretas

 

Comente